Um rio de gente migrando para cidades do interior, entenda

DREAMCASA
7 min readAug 9, 2019

--

Antigamente era comum encontrar pessoas com o sonho de se mudar para grandes cidades, todos com os mesmos ideais, acreditando que encontrariam um lugar com mais oportunidades de emprego, vida social e evolução. Porém acabavam sempre encontrando tudo diferente, restando apenas dificuldades, competições entre pessoas e problemas em se manter.

E acontece o contrário nos dias atuais, muitos estão migrando das capitais para cidades menores ou para o interior, pessoas de todo o Brasil fugindo de cidades aglomeradas para voltar a tranquilidade de um lugar com mais paz e sossego.

Por isso, hoje se todos pudessem fazer desejos, com certeza, a maioria das pessoas desejariam o que se tem cada vez menos com o passar dos anos: qualidade de vida, segurança e liberdade, é claramente o que boa parte dos brasileiros almeja. Saiba então quais são alguns desses motivos e os benefícios de se viver em uma cidade menor e menos povoada.

Alguns dos fatores:

O medo e a insegurança é um dos grandes motivos dessa tomada de decisão, pois apesar de saber que a violência ocorre no mundo todo, buscar um local com menor índice de assaltos e acidentes de transito, por exemplo, deixa as pessoas menos tensas em pensar nas possibilidades que podem ocorrer com cada um, em qualquer momento e lugar, principalmente para aqueles que sem perceber já estão acostumados com uma rotina caótica.

Outro motivo para essas mudanças estarem ocorrendo com mais frequência é porque as famílias percebem uma maior necessidade de ver os filhos mais livres, para brincar e se divertir, fazer amizades e curtir a infância. Morar em uma cidade agitada acaba privando as crianças de explorarem e descobrirem sozinhas as aventuras de crescer e aprender.

O custo de vida também é um desses quesitos. Gastos como água, energia, alimentação, gás, escolas e cursos particulares podem ter um valor menor do que os oferecidos em cidades grandes, por diversos fatores, depende da localidade. Assim como vagas em creches e universidades. Inclusive preços de venda de imóveis e aluguéis também, para aqueles que desejam ter mais conforto e uma moradia melhor.

Os benefícios de se mudar:

Eliminar o estresse para aqueles que buscam saúde e qualidade de vida também é um dos primeiros benefícios que são buscados ao mudar para o interior. Cidades grandes com uma multidão de habitantes, ruas e avenidas lotadas de carros com trânsitos quilométricos, que interferem na fluidez do dia-a-dia e fazem com que o cidadão perca horas e mais horas que podiam ser gastas com descanso ou lazer, faz qualquer um repensar se o estilo de vida atual é o que realmente se é desejado.

Outro benefício é viver com mais ar puro, ou pelo menos, mais puro que o habitual. Cidades do interior costumam ser menos poluídas, mais arborizadas e ecológicas. Em cidades assim as doenças respiratórias aparecem com menos frequência, a saúde melhora e o corpo agradece. São também cidades com maior acesso a locais públicos para praticar exercícios físicos, ver diversos animais em seus habitats e desfrutar da natureza com mais frequência e naturalidade.

Os idosos são um grupo especial que se beneficia muito com mudanças como essa e buscam cada vez mais encontrar um lugarzinho de paz e tranquilidade para finalmente sossegar. As pessoas com mais idade querem, naturalmente, ambientes menos agitados, muitos deles por já terem passado a maior parte da vida em constante movimento e desejam mais do que nunca uma cidadezinha boa, segura e pouco barulhenta. Também porque cidades menores tem maior acesso a saúde, a cuidadores de idosos de qualidade e confiança e casas mais adequadas para pessoas com dificuldades motoras e que não podem fazer tantos esforços diários.

Hora de arriscar!

As pessoas que mais estão dispostas a mudar radicalmente são as famílias com crianças e os idosos, como dito acima, ainda mais aqueles que já viveram em épocas mais tranquilas, com menos tecnologia e sentiram bem os efeitos que todas essas mudanças causaram. Essas pessoas se encorajaram e saíram rapidamente do estado normal de se questionar se uma mudança “é o correto a se fazer” ou se” irão se acostumar” e simplesmente tomaram a decisão.

Uma dica para quem cogita uma mudança como essa é refletir se seu estilo de vida atual te faz bem fisicamente e psicologicamente e se é dessa maneira que você gostaria de continuar a viver o resto da vida, com isso, tire sua conclusão e decida. Saiba sempre que mudanças são boas e hábitos são mutáveis.

Exemplos de cidades que as pessoas buscam

Referindo-se apenas ao estado de São Paulo e ainda na região metropolitana encontramos algumas das cidades que as pessoas mais buscam quando não querem se distanciar muito da cidade grande, como:

Itu que está localizada no estado ainda na região metropolitana e tem conforme o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 uma população avaliada em 172.268 habitantes. Itu é uma cidade considerada estância, isso se dá porque cumprem pré-requisitos definidos por uma Lei Estadual que oferece a elas uma verba maior para que possam promover o turismo regional.

Carapicuíba um outro município metropolitano com sua origem dada no ano de 1965. A cidade está localizada na região Oeste da grande São Paulo e conta com aproximadamente 396.587 habitantes em seu último censo realizado pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2017, além de ter seu território total avaliado em 34,967 km². Carapicuíba tem como maior destaque a geração de empregos na área de serviços, além do famoso Parque Industrial, e esse é um dos fatores do porquê recebem moradores de fora para habitar suas terras.

Santana de Parnaíba é um pequeno município no estado de São Paulo, localizado muito próximo a capital e que tem a população avaliada em 131.887 habitantes conforme o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2017 e sua área territorial total em 183,816 km². A cidade é muito conhecida pelos seus complexos de condomínios e residenciais, por isso é muito procurada.

Sorocaba é um município no interior do estado de São Paulo, localizado a um pouco mais de 1 hora da capital e conta com uma população de 671.186 habitantes estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2018. É uma cidade muito arborizada e repleta de natureza o que propicia os migrantes que buscam qualidade de vida.

Já os que buscam realmente se distanciar por completo da capital vão atrás de cidades menores, como:

Campinas é um município brasileiro encontrado na região sudeste estado de São Paulo, tem um total territorial avaliado em 559,277 km² e a população em 194.094 habitantes conforme o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2018. A cidade aparece em 5° lugar entre os 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, o BCI100, elaborado pela Delta Economics & Finance com base nos dados do Censo 2010 do IBGE.

São José dos Campos localizando-se a leste e consta com 713.943 habitantes conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade tem uma infraestrutura pública, como saúde, educação e transportes urbanos, considerada de qualidade, e esse é o fator pela qual recebe migrantes.

Ribeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, localizando-se a noroeste da capital do estado. Tem uma área total de 650,916 km² e sua população foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 694.534 habitantes no ano de 2018. E entre as 30 maiores cidades brasileiras, a população ribeirão-pretana foi a 6° com maior taxa de aumento populacional, recebendo migrantes de todo país pela constante evolução do município.

Ourinhos é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a oeste da capital do estado tendo uma área total de 296,203 km² e sua população estimada em 111.813 no ano de 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É uma cidade de interior completamente bem desenvolvida.

Se você deseja morar em uma cidade menos habitada e busca os itens citados acima saiba que dentro dos munícipios citados você vai encontrar. Qualidade de vida e boa infraestrutura de verdade e estando em todas elas sempre rodeados pela natureza e ar puro.

São ótimas para quem busca mais tranquilidade e sair de rotinas de estresse com trânsitos, perigo diário e uma vida agitada, como avaliado anteriormente. Avalie sua situação e mude, pois os benefícios encontrados não valem o tempo perdido com dúvida!

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais clique aqui e acompanhe todas as nossas novidades de imóveis à venda ou para locação na região metropolitana do estado de São Paulo e nas cidades do interior paulista.

--

--

No responses yet