Santana de Parnaíba é um município do estado de São Paulo, microrregião de Osasco, na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A cidade abrange um território de 176 km² e interliga as Rodovias Estaduais Anhanguera e Castello Branco.
O município formou-se às margens do Rio Tietê e seu nome tem origem indígena e significa “lugar de muitas ilhas”. Como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, o clima da cidade é subtropical, com verão quente e chuvoso e inverno relativamente frio e seco. A temperatura média anual fica em torno dos 20°C.
Após os períodos dos bandeirantes, a cidade teve uma baixa populacional significativa, o que mudou em 1901, com a instalação da Usina Hidrelétrica Edgard de Souza.
Com a entrada de empresas de telecomunicação e mobilidade urbana, a cidade começa a crescer. Localizada a 35 km da capital, é uma das cidades que mais cresceram no estado de São Paulo nos últimos anos. Em 1970, eram pouco mais de 5 mil habitantes. Já em 2012, o número de habitantes passava de 120 mil.
No setor imobiliário, o crescimento também foi expressivo e há anos o município se destaca no que se refere à escolha por um local para lançar novos empreendimentos residenciais, especialmente nos bairros Alphavile e Tamboré, considerados alguns dos bairros mais sofisticados de São Paulo.
O que mais atrai a atenção das construtoras e das pessoas que procuram imóveis para comprar ou alugar nesses bairros é a organização, boa infraestrutura comercial e qualidade de vida, tudo isso a preços abaixo dos praticados na capital.
Além de Alphaville e Tamboré, existem diversos bairros planejados na cidade, inclusive bairros essencialmente comerciais.
Sobre as características dos imóveis em Santana de Parnaíba, podemos destacar os Sobrados em Santana de Parnaíba à venda.
Os imóveis do tipo sobrado têm como características mais marcantes a versatilidade e a estética, já que eles permitem divisões mais ecléticas dos ambientes. No primeiro piso, geralmente fica a piscina com aquecimento, o jardim e a cozinha.
Ainda na parte baixa, ficam as vagas de garagem cobertas e um living decorado e amplo. A churrasqueira costuma ficar ali também, normalmente na parte externa da casa, próximo à piscina aquecida.
Confira alguns dos principais bairros de Santana de Parnaíba com imóveis à venda:
Alphaville é um bairro nobre dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo. Sonhados pelos engenheiros Yojiro Takaoka e Renato Albuquerque, sócios da empresa chamada Albuquerque Takaoka, é tido como a primeira tentativa de se criar de forma controlada um bairro de grandes proporções no Brasil.
É formado por uma série de condomínios fechados de alto padrão, chamados de Residenciais, além de um centro industrial e empresarial.
Alphaville abriga mais de doze mil residências, 42 edifícios residenciais e 16 comerciais. Totalmente urbanizado e com segurança própria, sendo independente.
Possui uma população fixa estimada em 35 mil habitantes e uma flutuante de 200 mil pessoas por dia, formada por quem ali trabalha ou visita o bairro, a passeio ou a negócios.
A região possui cinco hospitais 24 horas e diversas clínicas, seis laboratórios, 16 agências bancárias, oito hotéis e flats, cinema (nos shoppings Tamboré e Iguatemi Alphaville) e quatro supermercados.
Inicialmente previa-se chegar ao Residencial Alphaville 15, mas o último a ser lançado, ainda no século XX, foi o Alphaville 12 — não há condomínio com o número 7, embora exista um com o número 0.
A grande procura imobiliária nos últimos anos levou incorporadoras e construtoras a buscar novos terrenos, mais distantes do primeiro centro comercial.
Além da imensa procura por imóveis à venda, existe também uma demanda crescente por imóveis para locação em Alphaville de Santana de Parnaíba.
Desta forma, favoreceram o aparecimento de novas áreas de serviços e de novos bairros, como o Tamboré (Residencial Tamboré) que tem imóveis com características semelhantes aos de Alphaville, como áreas de lazer e gourmet, porém com residenciais lançados a partir da década de 1980.
Como o Bethaville, um bairro planejado, com áreas comerciais, empresariais e residenciais, que se localiza próximo ao novo centro político e administrativo de Barueri e junto à saída para São Paulo pelo Rodoanel Mário Covas.
O conjunto de empreendimentos erguidos em torno dos condomínios ficou conhecido como “Centro Comercial” ou “Centro Empresarial” de Alphaville.
As alamedas Van Gogh, Guarujá, Garoupa, Michelangelo, Pico da Neblina, Rembrandt e Picasso são alguns endereços onde há grande oferta de imóveis em Alphaville à venda.
Tamboré é mais um bairro nobre planejado da Zona Oeste da Grande São Paulo que fica localizado nas cidades de Santana de Parnaíba e Barueri.
Sua origem se deu a partir da Fazenda Tamboré, pertencente às famílias Álvares Penteado e Ulhôa Rodrigues. Na década de 60 foi fundada a Tamboré S/A, que iniciou o planejamento imobiliário.
O empreendimento Tamboré I, lançado pela empresa Tamboré S/A em 1988, surgiu da necessidade de residenciais de alto padrão, impulsionada por Alphaville, bairro vizinho.
Assim como no vizinho Alphaville, o bairro é repleto de opções de belas casas de condomínio à venda em Tamboré. O alto padrão das construções também é destaque nas luxuosas casas de condomínio fechado, com piscina aquecida, quintal com jardim, sala ampla, suítes, armários e acabamento sofisticado.
Também é possível encontrar ótimos apartamentos à venda em Tamboré, que deu início ao seu processo de verticalização por volta do ano 2000.
As alamedas Franca, América, Terras Altas e Formosa aparecem em destaque, assim como as avenidas Marcos Penteado de Uchôa Rodrigues e Honório Álvares Penteado, são locais com mais ofertas de imóveis em Tamboré à venda.
Burle Marx
A exemplo de Alphaville e Tamboré, o bairro Burle Marx também oferece luxuosas casas de condomínio, além de possuir sobrados e terrenos à venda.
Para quem procura por imóveis no local, as alamedas Franca, Michelângelo, Rembrandt e Picasso são os principais endereços.
Turismo em Santana de Parnaíba
Chamada por alguns de “Ouro Preto” paulista, Santana de Parnaíba possui um Centro Histórico com mais de 200 casas e construções que datam dos séculos 17 e 18. Nesse conjunto arquitetônico colonial, o maior existente no estado de São Paulo, destaca-se a Igreja Matriz de Santa Ana.
A primeira capela dedicada à santa padroeira foi inaugurada em 1580, pelo capitão chamado André Fernandes, bisneto do cacique da tribo Tibiriçá, foi o primeiro indígena convertido pelos jesuítas. A construção atual, erguida em 1892 já com o status de matriz, tem estilo eclético e é um dos principais pontos turísticos e religiosos da cidade.
O dia de Santa Ana, 26 de julho, é comemorado na cidade com a realização de procissões, missas e quermesses, além de eventos artísticos e culturais.
Com forte tradição religiosa, Santana de Parnaíba atrai fiéis, curiosos e festeiros em vários eventos que realiza ao longo do ano. Veja os principais:
Drama da Paixão
A encenação sobre o nascimento, vida e morte de Jesus acontece todos os anos na Semana Santa, começando na sexta-feira e terminando no Sábado de Aleluia. Em um espaço cenográfico de 15 mil metros quadrados, mais de 120 atores e 800 figurantes da comunidade local e cidades vizinhas emocionam o público desse enorme teatro céu aberto, às margens do Rio Tietê. Um espetáculo imperdível!
Corpus Christi
O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do estado de São Paulo e atrai milhares de visitantes todos os anos.
Moradores enfeitam várias ruas do Centro Histórico com os tapetes coloridos feitos com serragens, pó de café e cascas de ovos. A população participa ativamente, comprometida a cobrir as ruas com ilustrações religiosas feitas com capricho e perfeição.
Carnaval de Santana de Parnaíba
O Carnaval de Santana de Parnaíba é considerado o mais tradicional e popular de toda a região. A abertura oficial acontece na sexta-feira, com a noite dos fantasmas, quando os foliões ão arrastados pelo mais antigo bloco da cidade: o famoso “Grito da Noite”.
O Carnaval paraibano segue a tradição folclórica de origem africana e é comemorado nos moldes de antigamente, quando se tocavam apenas marchinhas de carnaval e samba de bumbo. Na região metropolitana, é o único carnaval de rua com apresentações de blocos.
Festa do Cururuquara
O início da festa se deu no dia abolição da escravatura no Brasil, que aconteceu em 13 e maio de 1888. Negros recém-libertos do bairro Cururuquara se reuniram para comemorar a tão esperada liberdade. Foram quatro dias e quatro noites de celebração, em louvor a São Benedito, o “Santo dos Pretos”.
Até hoje, a data é comemorada com programação que inclui procissões, missas, apresentações de grupos folclóricos, levantamento de mastro e samba de bumbo.
A festa já foi tema de vários documentários, vídeos e matérias de diversos jornais e revistas.
Festa do Suru
Realizada na cidade há mais de um século, a Festa do Suru reverencia Santo Antônio. O evento acontece no mês de junho e promove uma romaria rumo à Capela do Suru, missa e quermesse. O evento faz parte da política de preservação das tradições do município e é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a comunidade católica da cidade.
Fontes: Wikipedia / www.parnaibaweb.com.br / www.santanadeparnaiba.sp.gov.br
By: Dani Frinhani