Caixa abre parceria para imobiliárias e corretores de imóveis intermediarem os imóveis de leilão.
A instituição pagará a comissão de 5% (cinco por cento) pelo serviço de intermediação.
Basta se cadastrar no site da caixa. Caso seja aprovado, poderá intermediar os imóveis na modalidade venda direta online, ou seja, aqueles que não lograram êxito na venda aberta online (leilão).
Preparamos um passo a passo com todas as informações fornecidas oficialmente pela Caixa Econômica Federal para esclarecer as dúvidas que rondam esse assunto. Acompanhe:
Investidores e corretores
Você que é investidor e deseja adquirir um imóvel de propriedade da Caixa, também conta com as mesmas vantagens de compra, financiamento e comodidade. Além disso, as contas e impostos em atraso até a data da venda são pagas pela Caixa, deixando você livre de qualquer dívida do imóvel.
É corretor ou imobiliária e deseja realizar o credenciamento?
Abra o link abaixo, escolha o estado ou região que deseja visualizar os imóveis, abrirá uma lista com as licitações disponíveis, clique no link que lhe interesse, por exemplo Rio de Janeiro, abrirá a lista de licitações para o estado escolhido, depois é só clicar encima do nome do estado/licitação escolhido e se inscrever.
Conheça as licitações instauradas
1 — O que é
São imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da Caixa, disponíveis para compra nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line, com preços atrativos e condições especiais.
2 — Como comprar
Você que sempre ouviu falar de imóveis de leilão, vendidos abaixo do preço de mercado, mas nunca soube como comprar.
Você já sabe que a Caixa é líder em habitação no Brasil, o que você ainda não sabe é que existe um canal de imóveis chamado X imóveis dentro do site da Caixa. (www.caixa.gov.br/ximoveis)
É possível fazer toda a operação pelo próprio site, acessando o site você utiliza os botões de filtro para buscar seu imóvel desejado. Escolhe região, tipo de imóvel e assim ver se tem algum que lhe interesse.
A venda online é uma espécie de leilão virtual, os imóveis ficam disponíveis por sete dias corridos, o cronômetro corre regressivamente e encerra-se sempre às 18h. a melhor proposta apresentada até que o cronometro chegue a zero será a proposta campeã.
Venda direta online:
São os imóveis que passaram pela venda online e não lograram êxito com propostas. Agora esses imóveis são disponibilizados ao primeiro interessado que aparecer. Esses imóveis são marcados pelo cronometro zerado.
Na página do imóvel escolhido clique em “COMO COMPRAR” e baixe o documento com todas as orientações necessárias à compra e as regras para participar. O passo seguinte é criar um usuário e senha para enviar sua proposta de compra, ao acessar a área restrita você irá iniciar a primeira fase que é conferir os dados do imóvel para ter certeza de fazer a oferta para o imóvel correto.
Agora você irá preencher os dados do proponente, ou seja, o restante de seus dados. No próximo passo, você irá escolher qual agência da Caixa deseja que faça a tramitação de seu contrato. Agora deverá preencher os dados da proposta com os valores, o lance deve cobrir o valor mínimo anunciado pelo imóvel.
Se você escolheu com um corretor de imóveis ou imobiliária para fazer a intermediação, o que é altamente recomendável, e não se preocupe, a Caixa pagará as comissões do corretor.
O próximo passo é aceitar o termo de ciência, recomendamos uma boa leitura prévia. Se a sua proposta é feita para um imóvel na modalidade de venda online, você poderá acompanhar no menu minhas disputas, e quando o cronometro chegar ao zero as disputas estarão encerradas. Você poderá consultar o resultado clicando no menu meus resultados.
Se a proposta foi apresentada em uma venda direta online, basta clicar diretamente no botão meus resultados. Na área meus resultados, você poderá fazer o download da proposta feita e da guia para pagamento. O pagamento deverá ser realizado em até cinco dias úteis contados a partir do encerramento do cronometro venda online ou da apresentação da proposta para venda direta online.
É uma boa oportunidade de adquirir imóveis abaixo do preço de mercado, com documentação regular, assessoramento de um corretor de imóveis sem dever pagar a mais por isso, pois a caixa pagará para o corretor. Ainda poderá obter condições especiais de financiamento, e ter a certeza de adquirir um imóvel sem contas pendentes.
Dica do blog Dreamcasa: Acesse nosso site clicando aqui, contate um de nossos anunciantes perto de você e solicite que ele encontre um imóvel da caixa com os parâmetros desejados. O corretor fará todo o trabalho por você se não lhe acarretará qualquer custo, pois ao adquirir um imóvel direto da caixa, ela pagará pela intermediação.
Os imóveis de propriedade da Caixa podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda on-line. Você pode participar de qualquer uma das modalidades.
Na licitação aberta, a participação pode ser presencial ou on-line. Vence o lance mais vantajoso para a Caixa, de valor necessariamente igual ou superior ao preço mínimo estabelecido no edital. Os eventos ocorrem em auditórios localizados em diversas localidades do Brasil ou em ambiente on-line, no site dos leiloeiros oficiais contratados pela Caixa.
Na licitação fechada, basta você apresentar uma proposta de compra por escrito depois da publicação do edital. Os envelopes apresentados são abertos e classificados. O autor da melhor proposta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor.
Na venda on-line, você apresenta uma oferta a partir do preço mínimo de venda registrado na página do imóvel de seu interesse. É considerada vencedora a maior proposta financeira quando o cronômetro chegar ao zero. A venda pode ser intermediada por um corretor credenciado. Basta selecionar essa opção no momento de preencher a proposta. Neste caso, a comissão do profissional é paga exclusivamente pela Caixa.
Escolha a opção de compra que caiba no seu bolso e que mais agrade você. Caso queira visitar o imóvel, vá em “Minha lista de imóveis” e siga os passos indicados. Alguns deles podem estar ocupados. Se isso ocorrer, é só aguardar o contato da equipe da Caixa.
3 — Imóveis ocupados
Saiba o que fazer se o imóvel comprado estiver ocupado.
Após adquirir um imóvel da Caixa, você deve comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis e fazer o registro de propriedade do bem, que é comprovado pela Escritura ou Contrato de Compra e Venda.
A partir desse momento, você passa a ser o titular do Direito Real do imóvel, que possibilita usá-lo diretamente, emprestar, alugar e solicitar ao juízo competente (foro judicial) o pedido de desocupação. Para isso, você precisará de um advogado.
4 — Vantagens Conheça as vantagens em adquirir imóveis da Caixa.
Financiamento
A Caixa possibilita que você financie até 95% do valor de venda do imóvel * — com taxa diferenciada e a alternativa de usar o FGTS — em todas as modalidades de compra: leilão, licitação fechada, licitação aberta e venda on-line. Consulte as condições de cada propriedade nos editais ou, no caso de venda on-line, na página do imóvel.
*Limitado a 80% do valor de avaliação do imóvel.
Contas em dia
As contas de condomínio e IPTU em atraso até a data da venda são de responsabilidade da CAIXA. Assim, quem compra fica livre de qualquer dívida, desde que não seja o responsável pelos débitos existentes e que a aquisição não ocorra em 1º ou 2º leilão.
Imóveis escriturados
As propriedades ofertadas possuem escrituração no Cartório de Registro de Imóveis em nome da Caixa.
Carência
No financiamento de imóveis Caixa é permitida a concessão de 6 meses de carência. Nesse período não é cobrada a parcela de amortização, apenas os encargos.
Comodidade
Na compra por licitação fechada, você só precisa fazer uma proposta de valor e um depósito-caução para adquirir o imóvel em qualquer agência da Caixa (ou no local informado no edital).
Na venda on-line, as propostas são apresentadas exclusivamente em ambiente virtual e você ainda pode ser assessorado, sem custo adicional, por um corretor credenciado da Caixa nas etapas de apresentação de proposta, obtenção de financiamento, transferência de propriedade ou desocupação.
Na licitação aberta ou no leilão, basta dar seu lance comparecendo ao local definido no edital ou no site do leiloeiro.
5 — Condições
Pode participar qualquer pessoa — física ou jurídica — com exceção de empregados vinculados à Superintendência Nacional de Infraestrutura e Patrimônio e à Superintendência Nacional de Rede Negocial e Executiva Habitação, além de dirigentes da Caixa e seus cônjuges e/ou companheiros.
6 — Documentação necessária:
Para o dia da licitação aberta: CPF, RG e comprovante de endereço.
7 — Como participar
- Informe-se
Para participar de um leilão ou de uma licitação aberta ou fechada você deve ler o edital, que contém todas as regras e condições, como local, data de realização e formas de pagamento. Para vendas on-line, encontre a propriedade de seu interesse e faça sua proposta a partir do preço mínimo indicado na página do imóvel.
- Faça a proposta
Na licitação aberta ou no leilão, compareça ao local onde serão realizados e faça a sua oferta verbalmente. Ou, se preferir, acesse o site do leiloeiro, respeitando o valor mínimo de venda.
Na licitação fechada, é necessário formalizar a sua proposta por escrito em um formulário na agência da Caixa, fazer um depósito-caução de 5% do valor do imóvel que você deseja comprar e entregar tudo em um envelope lacrado no local indicado no edital.
Na venda on-line, faça sua proposta na página do imóvel de seu interesse.
- Aguarde
Nos leilões e licitações abertas ou fechadas, a melhor oferta ganha. Então, vá preparado. Pelo sistema on-line, o imóvel é vendido a quem apresenta a maior proposta financeira quando o cronômetro chega ao zero. Caso o cronômetro chegue ao zero sem apresentação de proposta, o imóvel é vendido à primeira proposta apresentada, obedecendo ao valor mínimo no edital.
Downloads úteis
Veja alguns arquivos interessantes para você.
Lista completa de imóveis caixa
Escolha o estado e baixe a lista completa de imóveis
Publicações Legais / licitações etc.
Faça a pesquisa e baixe os documentos publicados.
Tire outras dúvidas diretamente com a Caixa clicando aqui.
Fonte: Caixa Econômica Federal / Dreamcasa
By: Michele Carvalho