Foto de capa do anúncio imobiliário e sua real importância

DREAMCASA
12 min readJul 8, 2019

--

Muitos corretores de imóveis nunca pararam para se perguntar qual a real importância de uma escolha assertiva da foto de capa de um anúncio imobiliário.

A foto de capa é simplesmente a coisa mais importante em seu anúncio WEB, e vamos lhe dizer os motivos, entenda:

O comportamento de pesquisa do cliente que está em busca de um imóvel na internet, seja para compra ou para locação é exatamente o mesmo:

A pessoa escolhe a modalidade, se é alugar ou comprar. Depois a região.

Seguido disso, escolhe-se o tipo de imóvel, se é casa, apartamento etc.

E o próximo passo do comportamento de consumo na web é onde mora a importância da foto de capa. Pois nesse momento o cliente irá filtrar os anúncios pelo menor valor.

Ou você tem o menor preço, ou você tem a foto de capa mais atrativa.

Vamos exemplificar:

O cliente está buscando um imóvel específico e que ainda está em obras, na pesquisa ele encontra 3 anúncios do mesmo imóvel, com preços semelhantes.

Agora imagine o seguinte cenário: Dois dos três anúncios que tem a foto de perspectiva do imóvel feitas pela construtora como foto de capa.

O terceiro anúncio tem uma foto da obra em andamento.

É muito provável que o cliente abra o anúncio com a foto da construção, e isso têm uma explicação:

A compra de um imóvel envolve o lado emocional, mas a decisão é muito mais racional, afinal pode se tratar de assumir uma dívida pelas próximas décadas.

Então a promessa de um imóvel lindo e perfeito e que ainda não existe é algo que não convence muito por si só, é necessário o trabalho de um corretor de imóveis competente para convencer um cliente a comprar só olhando fotos montadas por uma empresa terceirizada.

Nessa hora, aquele deslocamento de carro até o local da obra para bater uma foto real pode lhe trazer bons frutos. Pois o cliente deseja ver a coisa acontecendo, saber que está comprando algo palpável, real.

No caso de locação não é diferente, vamos fazer a mesma suposição:

O cliente locatário encontra três apartamentos dentro da área e faixa de preço que o interessa;

Um dos anúncios tem a foto do banheiro como foto de capa, o segundo tem a foto da fachada do prédio e o terceiro mostra uma bela vista para o mar olhando da varanda do imóvel.

É claro que o cliente irá clicar no anúncio com foto de capa da varanda com vista para o mar.

O cliente pode até supor que os outros apartamentos não possuem vista para o mar, pois isso não ficou expresso na primeira impressão.

Sempre que tiver uma vista para o mar, mostre! Pois as partes internas do imóvel podem ser reformadas ou modificadas à gosto do comprador, mas uma vista assim é imutável, e será sempre um excelente argumento de venda.

A foto de capa é a primeira oportunidade que você tem de encantar seu cliente… ou não!

A maior parte das vezes isso ocorre não porque o corretor de imóveis não sabe escolher a foto de capa, mas por pura distração mesmo.

Muita atenção ao anunciar um imóvel através do Smartphone, pois há chances de um “meme” recebido via WhatsApp se tornar parte de um anúncio imobiliário.

Você tem apenas uma chance de causar uma boa primeira impressão — fique mais tranquilo com fotos que trabalham para você.

Ao captar um imóvel, o proprietário já lhe passa as fotos existentes do imóvel, você está pronto para anunciar na web e a última coisa que você quer fazer é seguir o conselho de um portal imobiliário sobre investir tempo e dinheiro nas fotos da sua carteira. Mas, se você não fizer isso, seu concorrente fará.

Separamos algumas questões para se considerar a fazer e NÂO fazer nas fotos do imóvel que está captando.

Faça: Aposte tudo na foto de capa

Mantenha como foto principal aquela imagem que melhor traduz as qualidades do imóvel, seja um belo quintal, uma sala ampla ou até mesmo a boa e batida foto da piscina. Em geral, os compradores decidem em questão de minutos (ou segundos) se desejam continuar olhando seu anúncio ou se passa para o seguinte.

Certifique-se de ter a casa toda na foto e não deixe carros ou outros objetos bloquearem sua linha de visão.

Não crie um deslizamento de terra!

Ao tirar uma foto da fachada, fique atento ao ângulo da sua câmera. A linha do teto deve estar paralela ao quadro da foto para que pareça nivelada — não como se houvesse um deslizamento de terra na propriedade.

Há um tempo fizemos uma entrevista com um corretor de imóveis que atua há mais de dez anos no mercado imobiliário brasileiro, mais especificamente no estado do Espírito Santo.

Ele nos revelou que já houve ocasiões em que o cliente confessa ter entrado em contato com ele depois de ver suas fotos na internet, fotos essas que eram diferentes e melhores que os concorrentes que estavam anunciando o mesmo imóvel para venda.

O cliente disse: “Eu notei que suas fotos são mais profissionais que as dos outros, então imaginei que você também seria”

Esse corretor, que se chama Glauber Seara, na ocasião da entrevista nos confidenciou que estava fazendo um curso de fotografia imobiliária e que ele sempre ao captar um imóvel, liga para o proprietário solicitando a tomada de novas imagens, feitas por ele pessoalmente.

Glauber disse ainda que nessa hora enfrenta alguns obstáculos como o proprietário dizer que já tem as fotos e que lhe enviaria via aplicativo de mensagens.

Ele, então contorna essas objeções argumentando a importância de imagens bem elaboradas. Glauber disse que costuma “ambientar” o imóvel antes da tomada de fotos, tirando por exemplo lingerie pendurada na porta do banheiro, a panela suja da pia e outras coisas que possam poluir e prejudicar a imagem. Dessa forma consegue se destacar dos demais e aumentar sua competitividade na web.

O bom senso é tudo na hora de escolher a imagem de capa, a dica de ouro é: Escolha uma imagem que TRADUZA a essência do imóvel, uma que diga muito em pouco espaço. Uma casa que tem piscina por exemplo, busque uma foto que capte não só a piscina, mas a casa e parte do jardim se possível.

O imóvel não tem uma vista muita atraente? Coloque uma bela foto da sala, ou se o quarto for o melhor cômodo, escolha essa. O que importa é dizer o melhor possível sobre o imóvel em uma única foto, pois ESSA foto irá levar o cliente às demais fotos e a entrar em contato com você.

De portas abertas para os compradores

Uma atraente porta da frente e entrada contribuem muito para dar o tom ao resto de sua casa. Deixar a porta aberta em uma de suas fotos também pode enviar uma mensagem de boas-vindas.

Não faça ameaças a visitantes

Remova quaisquer sinais ou barreiras ameaçadoras na propriedade antes de tirar fotos. O objetivo é criar uma sensação de calor humano com suas fotos — não assustar os espectadores.

Faça: considere uma visão panorâmica

Tirar uma foto de cima é uma ótima maneira de mostrar uma grande propriedade ou um local à beira-mar. Corte a foto o suficiente para que a casa fique visível sem precisar desenhar uma flecha ou uma caixa ao redor dela.

Não: considere uma lente olho de peixe, mas atenção!

Algumas pessoas usam uma lente olho de peixe para fazer espaços menores parecerem maiores. No entanto, muitas vezes tem o efeito oposto, fazendo com que o espaço pareça menor e distorcido.

Como regra geral, fique com uma lente tradicional para listar fotos e faça pequenos espaços parecerem maiores com truques de design.

Faça: Capture os pontos de força do imóvel

Você pode pensar que é melhor ignorar o banheiro ao tirar fotos para anunciar, mas se houve uma reforma recentemente, mostre-a! Os banheiros estão entre os primeiros espaços a serem reformados em casas recém-adquiridas, e pesquisas mostram que os banheiros azuis são vendidos por mais do que o esperado.

Não: capture-se no espelho

Enquanto uma vaidade pode ser um ponto de venda, você quer que os compradores se imaginem no espelho — não você. Fique fora das fotos da sua lista, evitando ângulos nos quais você ou o flash da sua câmera podem ser refletidos.

Faça: Fase de cada cômodo

O objetivo é colocar o melhor angulo da sua casa. Isso significa encenar cada sala para vender os compradores sobre o estilo de vida que sua casa oferece. Crie vinhetas aconchegantes em cada foto, para que os compradores vejam a si mesmos vivendo lá.

Não: fotografe com o ambiente desorganizado

Se existe algo que absolutamente não deve ser feito na hora de capturar fotos, é fotografar a bagunça. Arrume cada quarto antes de tirar fotos para que sua casa tenha o melhor aspecto.

Faça: Apele para o psicológico

Mesmo que sua casa esteja anunciada para venda há muito tempo, ela se sentirá atualizada se as fotos refletirem a estação. Se é verão, tire uma foto ensolarada do quintal. Se for inverno, crie uma sensação aconchegante com fogo e um cobertor quente.

Atenção às fotos com data! Isso pode gerar um argumento para o comprador de que o imóvel está á venda a muito tempo. E pelo mesmo motivo…

Não fotografe decoração temática

A decoração festiva exagerada pode ser um impeditivo, especialmente se os compradores não celebrarem esse feriado específico. Em vez disso, considere tirar as fotos sem decoração festiva, de forma neutra e que agrade a gregos e troianos.

Faça: Mostre a vista

Se a visualização for um dos pontos de venda da sua casa, você definitivamente desejará exibi-la. É melhor se você conseguir capturá-lo com uma parte da casa na foto, como o deck ou a varanda. Dessa forma, os compradores podem se imaginar lá.

Não mostre animais de estimação

Concentre-se nas partes da sua casa que estarão presentes quando um comprador se mudar. Infelizmente, seus animais de estimação não se enquadram nessa categoria, por mais fofos que sejam!

Faça: Mostre detalhes arquitetônicos

Pé direito duplo, vigas e outras peculiaridades arquitetônicas podem ser difíceis de fotografar, mas elas dão o caráter de sua casa. Tente capturar alguns detalhes arquitetônicos, se puder.

Não exiba erros arquitetônicos

Cada casa tem seus defeitos, mas isso não significa que você precisa capturá-los nas fotos. O anúncio é a hora de colocar sua melhor versão para brilhar — a casa aberta e a visita acompanhada são quando o comprador pode tomar nota das pequenas imperfeições.

O proprietário pode querer considerar fazer algumas pequenas melhorias, como atualizar o banheiro ou pintar uma parede, antes de anunciar a casa. Pergunte.

Faça: tire uma foto noturna com as luzes acesas

Embora seja fácil supor que as fotos diurnas sejam ideais, uma foto exterior noturna pode criar a quantidade certa de contraste para destacar suas fotos. A chave é acender as luzes internas e externas da casa enquanto você tira as fotos.

Não: capture um quarto escuro

Quando se trata de fotos de interiores, você quer toda a luz que você puder obter. Use lâmpadas e luz da janela durante o dia para tornar suas fotos mais claras possível.

Dica de bônus: Faça um tour virtual

Ajude os compradores a ver todo o potencial da sua casa. O tour virtual pode ser feito com um simples vídeo passeando pelo imóvel ou pode-se fazer uma versão em 3d. Já existem diversos aplicativos no mercado que possibilitam isso.

Primeira impressão

Uma imagem vale mais que mil palavras e pode valer milhares de reais quando se trata de atrair os compradores certos para o seu imóvel.

Sejamos realistas, os compradores formam sua primeira impressão de sua casa com base no anúncio on-line. Como se costuma dizer, o recurso da Web é a nova apelação do mercado imobiliário.

Se você realmente deseja vender imóveis, você tem que levar sua sessão de fotos muito a sério. Se as suas fotos não entusiasmarem os compradores de primeira, eles provavelmente nem abrirão seu anúncio.

Você deve se preparar para a sua sessão de fotos tanto quanto faria em uma demonstração particular do imóvel. Trabalhe com um excelente portal imobiliário e siga estas dicas para garantir que seus anúncios sejam os mais competitivos.

Nunca anuncie um imóvel sem imagens

Os compradores de hoje recebem alertas por e-mail e por texto quando uma nova casa que corresponde aos critérios deles atinge o mercado.

Não há nada mais frustrante do que ver o endereço desejado como um alerta, apenas para se dar conta que não dá para ver mais sobre o imóvel.

Compradores (e atuais proprietários) vão punir você por negligenciar a arma mais poderosa para vender um imóvel. Será que eles voltarão mais tarde e olharão novamente, assim que você tirar as fotos? Talvez sim — mas é provável que não.

Limpar, organizar e remover

Você deve gastar uma boa quantidade de tempo preparando-se para a sua sessão de fotos. Isso significa que você afofará os travesseiros, colocará os assentos do vaso sanitário para baixo, colocará a tigela da pia e os brinquedos fora de vista e garantirá que a casa esteja em condições impecáveis.

As pessoas podem ampliar, diminuir o zoom e reproduzir fotos de anúncios on-line. Eles notarão tudo. Se as suas fotos não mostram bem a sua casa, envia uma mensagem ao comprador que não lhe interessa e que não é um vendedor sério.

O comprador é seu cliente. Você tem um produto para venda. Aproveite o tempo para apresentá-lo da melhor maneira possível.

Fotos ruins vão excluí-lo do páreo antes mesmo da largada

Imagens embaçadas, mal iluminadas ou distorcidas não venderão seu imóvel.

É uma boa ideia contratar um fotógrafo profissional que tire fotos de boa resolução (mas atenção para não serem grandes demais) e traga iluminação ou equipamentos extras para melhorar o trabalho.

Eles também tiram dezenas de fotos e trabalham incansavelmente para mostrar sua casa na luz certa e nos melhores ângulos.

Não economize no número de fotos

Quando se trata de fotos, quanto mais, melhor. Você quer tornar mais fácil para os compradores se familiarizar e aprender mais sobre sua captação.

As fotos do imóvel não servem apenas para o primeiro contato, mas elas ajudam a orientar o comprador após a primeira ou segunda exibição. Uma vez que tenham passado pela casa pessoalmente, eles são mais capazes de se relacionar com a planta e como ela flui. Voltando às fotos do anúncio, eles podem fazer conexões e se aprofundar mais. Incentive-os a fazer isso adicionando muitas fotos.

Alguns portais imobiliários utilizam a quantidade e a qualidade das fotos para posicionar melhor ou pior os anúncios. Fique atento, pois isso pode gerar uma economia quando o melhor posicionamento depender também de pagar a mais para os anúncios terem melhores posicionamentos. Isso gera uma vantagem competitiva e economiza seu dindim.

Integração automática de anúncios, muita calma nessa hora

Muitas vezes quando uma imobiliária ou corretor de imóveis autônomo contrata um novo portal imobiliário para anunciar os imóveis, a integração dos anúncios é feita de forma automática, o que impossibilita a escolha correta da foto de capa.

Dica: Sempre que contratar um novo portal de anúncios imobiliários, verifique sua lista de imóveis e altere as fotos de capa manualmente, pois algumas imagens podem sair da ordem e prejudicar sua competitividade na internet.

Fonte: Dreamcasa

By: Michele Carvalho

--

--

No responses yet