Se você está tem um coração ligado a sustentabilidade e de quebra deseja economizar com as tarifas de energia elétrica, esse post é para você.
Pensando em instalar painéis solares? Não deixe que as dúvidas preocupações parem você. Na verdade, esses painéis de silício podem economizar alguns trocados … não apenas úteis, eles geram bastante economia a longo prazo.
Alguns pesquisadores previram que a energia solar atingirá um enorme marco já no início do século XXI: o número de casas que usam painéis solares pode finalmente chegar à marca de um milhão, isso apenas nas casas americanas.
Considerando que os EUA tinham apenas 30.000 casas solares há uma década, o mercado cresceu em um ritmo melhor descrito como — perdoe a expressão — tórrida.
Apesar de todo esse crescimento, no entanto, alguns potenciais usuários de energia solar permanecem indecisos por mais tempo do que outros. Até mesmo os compradores mais entusiasmados têm dúvidas.
Eles podem se perguntar sobre custo, estética ou até mesmo o que poderia acontecer com seus prêmios de seguro, uma vez que eles decidem colocar algumas centenas de quilos de silício e vidro no telhado.
Se perguntas como estas o fizeram hesitar em participar da corrida por um lugar ao sol, você pode ter menos motivos para se preocupar do que pensa.
Os painéis solares residenciais continuam a se tornar mais acessíveis e mais atraentes, e a redução de sua pegada de carbono não significa necessariamente aumentar seus pagamentos com o seguro. E aqui está o porquê:
Uma casa verde ainda é uma casa
Embora você possa considerar contratar um seguro que cubra especificamente painéis solares, o seguro de proprietário padrão pode fornecer a cobertura desejada. Por quê? Vamos dividi-lo.
Seguro habitacional
As políticas de proprietário padrão normalmente fornecem cobertura de habitação para a estrutura de uma casa, que inclui o quadro, paredes e teto. Se você montar painéis solares no telhado, esses painéis se tornarão parte da estrutura da casa. Na verdade, os painéis poderiam até dar ao seu teto proteção adicional contra vento, chuva e granizo.
Cobertura de “outras estruturas”.
É claro que nem todas as casas solares recebem energia através do telhado. Painéis solares montados no solo operam usando a mesma tecnologia, apenas em um local diferente. A política de um proprietário que inclui outras coberturas de estruturas para ajudar a proteger garagens e galpões de ferramentas também pode se aplicar a painéis solares montados em, digamos, um quintal.
Embora os limites de cobertura específicos variem conforme a seguradora e a sua política, os princípios básicos do seguro residencial permanecem consistentes nesse assunto. Uma casa não deixa de ser uma casa simplesmente porque começa a usar energia renovável.
Como você pode economizar com energia solar
Com tanto interesse em energia e sustentabilidade nos dias de hoje, o seguro verde tornou-se muito mais que uma novidade. Proprietários ambientalmente conscientes podem até encontrar algumas oportunidades para economizar dinheiro com o seguro residencial.
Aqui estão dois exemplos:
A energia solar pode ajudar sua residência a atender os padrões de eficiência energética e sustentabilidade, o que, por sua vez, pode levar a descontos na conta de energia. Um exemplo é a “bandeira verde” utilizada por algumas companhias elétricas.
Embora os padrões dessas empresas sejam rigorosos, com a economia gerada através do uso dos painéis em sua casa, provavelmente você irá conseguir ser compensado pela tarifa reduzida.
Como um proprietário verde, você também pode se beneficiar da excelente reputação de responsabilidade e confiabilidade do seu grupo de risco. Ser percebido como um cliente de baixo risco pode ter um efeito positivo em suas apólices.
Saiba mais sobre os benefícios dos painéis solares
A instalação de painéis solares em sua casa oferece uma maneira mais limpa de alimentar qualquer coisa, desde as luzes até a lavanderia. Ao mesmo tempo, é compreensível que as incógnitas associadas a uma tecnologia relativamente nova possam inspirar cautela.
Se você tiver preocupações sobre a garantia de painéis solares, fale com seu agente de seguros. Você pode descobrir que obter eletricidade do sol pode não afetar sua apólice de seguro, afinal de contas.
Em São Paulo já existem diversos imóveis à venda que possuem algum grau de instalação solar. Especialmente nos condomínios de luxo como o de Alphaville, a maioria das casas à venda já possuem energia solar.
Para decidir se uma solução solar é ideal para você, considere alguns fatores.
Durante décadas, aproveitar a energia do sol para gerar eletricidade para as casas foi uma ideia brilhante que simplesmente não era prática para o proprietário.
Só recentemente os painéis de teto solar surgiram como uma opção viável para indivíduos que buscam uma fonte alternativa de energia elétrica ecologicamente correta e econômica. Para decidir se uma solução solar é ideal para você, considere alguns fatores:
Quantidade de sol
Um sistema fotovoltaico (PV) só vale a pena instalar em áreas que recebem luz solar adequada. Quanta eletricidade uma matriz de painéis geraria em seu telhado? Ferramentas on-line confiáveis existem para ajudá-lo a chegar a uma estimativa, e profissionais de instalação solar podem oferecer conselhos com base na experiência anterior em sua área.
Taxas de utilidade local
Embora residir em estados mais ensolarados seja uma vantagem óbvia para quem deseja instalar um painel solar, você não precisa viver nos estados mais ensolarados para se beneficiar.
Em regiões comparativamente menos ensolaradas, onde as contas de eletricidade aumentam, as pessoas ainda podem obter economias significativas com a energia solar.
Mas há quem prefira comprar um apartamento de cobertura, por exemplo, com sistema de aquecimento solar. Independentemente da quantidade de sol.
Programas de incentivo
O custo inicial de um sistema fotovoltaico é alto, mas existem inúmeros programas de incentivo financeiro para ajudar a tornar a tecnologia mais acessível. Descubra se você se qualifica para créditos fiscais e abatimentos federais, estaduais ou locais.
Assumindo incentivos financeiros, sol abundante e altas taxas de serviços locais, um sistema fotovoltaico poderia se pagar dentro de cinco anos. Como outros upgrades “verdes”, os painéis solares oferecem retorno, não imediatamente, mas a longo prazo.
É possível notar no Brasil a tendência crescente de algumas construtoras de entregarem os imóveis para venda com instalação solar embutida, em especial as casas à venda, atendendo aos públicos mais exigentes.
Nos Estados Unidos um número crescente de proprietários de imóveis está optando por diminuir a despesa inicial contratando uma empresa de leasing solar. Tal provedor irá instalar uma matriz de painéis solares sem nenhum custo para o proprietário.
Por sua vez, o proprietário paga pela energia gerada por energia solar que sua casa consome, normalmente a uma taxa menor do que a cobrada pelas empresas de serviços públicos regulares. Isso significa que a energia solar não é mais uma fantasia futura.
Em algumas partes do mundo já existe essa possibilidade, que na verdade, é uma das opções mais acessíveis por aí. Esperamos que com os incentivos do novo governo, o Brasil passe por essa fase de incentivos para maximizar o uso de energia limpa em nosso território.
Por que você deve criar intimidade com a energia solar?
Eles são mais acessíveis do que você pensa, e os benefícios fazem deles uma ideia brilhante.
A decisão de adicionar painéis solares à sua casa pode parecer assustadora. As incógnitas e dúvidas sobre os custos e instalação tendem a deixar os proprietários desconfortáveis em relação à energia solar.
No entanto, assim como a automação residencial já pareceu esmagadora, adicionar painéis solares à sua casa está se tornando mais comum. Mais de 1 milhão de residências dos EUA instalaram painéis solares em 2016, e a indústria deve triplicar nos próximos cinco anos, segundo pesquisa da Solar Energy Industries Association.
A Califórnia já gera mais de cinco por cento de sua “geração anual de energia elétrica em escala pública, a partir de energia solar em escala pública”, tornando-se o primeiro estado a fazê-lo.
No Brasil, diversas construtoras que trabalham com imóveis de alto padrão, já entregam os imóveis, em especial sobrados á venda, com instalações de painéis ou telhas solares.
As razões para investir em painéis solares são abundantes. Além de aumentar o valor da sua casa e economizar dinheiro em sua conta de luz, os painéis solares também ajudam os proprietários a reduzir sua produção de carbono.
Em 20 anos, um sistema de energia solar residencial pode compensar literalmente toneladas de dióxido de carbono.
Acabando com os mitos
Se você ainda é cético, saiba que existem muitos mitos sobre a energia solar. Aqui estão os mitos mais comuns sobre painéis solares.
Eu nunca poderia comprar painéis solares.
O custo médio para cobrir o telhado de uma casa com painéis solares é de US $ 29 mil, segundo a Tech Insider. Dez anos atrás, eram US $ 43.000. Isso faz com que o custo de um teto solar “seja menor do que o preço médio de um carro novo” nos EUA.
Isso sem contar na economia com a conta de energia. Com incentivos federais, você pode conseguir um desconto de até 30% para a instalação de painéis solares em sua casa.
Existem até opções de programa de leasing de painel solar se você não se sentir preparado para tal compra. Esta calculadora de custo de instalação de painel solar lhe dará o custo estimado dos benefícios do uso de energia solar em sua casa, bem como a sua economia diária esperada.
Meus painéis solares não funcionam se o tempo estiver ruim.
Falso. A Alemanha é a capital mundial da energia solar e, muitas vezes, enfrenta longos e sombrios invernos. Os painéis solares são alimentados por luz UV, por isso um céu nublado não desliga a sua energia.
Painéis solares exigirão muita manutenção.
Os painéis solares não exigem muita manutenção, na verdade. Embora a chuva geralmente faça o truque, a recomendação geral é limpar os painéis, limpando-os anualmente. A maior parte do seu trabalho de manutenção envolve simplesmente garantir que não haja detritos em seu telhado que possam cobrir qualquer parte de seus painéis.
Minha casa comporta um painel solar?
Se você está pronto para começar a pensar mais seriamente em energia solar, seu primeiro passo é ver se sua casa pode lidar com painéis solares. Surpreendentemente, aproximadamente apenas 25% dos telhados são adequados para painéis solares.
Antes de tentar instalar um painel solar em sua casa, considere as seguintes questões:
-Quais são as medidas do meu telhado?
-Quais são os códigos elétricos e de construção na minha área?
-O meu bairro tem alguma regra sobre painéis solares?
-Meu estado tem leis sobre direitos de acesso solar?
Você também deseja encontrar um empreiteiro certificado para trabalhar com sistemas fotovoltaicos (PV). Um profissional pode ajudá-lo a determinar se a sua casa é adequada para painéis solares.
Antes de se comprometer com qualquer serviço, no entanto, descubra há quanto tempo seu contratado está no negócio, quantas instalações sua equipe concluiu e que tipo de seguro eles recomendam.
Certificar-se de que o contratado é legalizado é outra obrigação. E é completamente aceitável e recomendável pedir um portfólio ou uma lista de projetos e referências realizadas recentemente.
Telhas de cerâmica fotovoltaica:
Uma telha que substitui os imensos painéis solares está fazendo sucesso fora do Brasil.
A rejeição do público aos modelos grandes e pesados dos painéis solares, que acima de tudo prejudicam a estética dos telhados, fez com que as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimorassem suas tecnologias, criando a Tegola Solare, construídas para converter a luz solar em energia e manter a estética e a harmonia do telhado.
Elas são feitas de cerâmica normal, porém foram embutidas quatro células fotovoltáicas. A fiação segue embaixo do telhado para o conversor.
Segundo o fabricante, uma área de 40 m² gera cerca de 3kw de energia. Um telhado completo, ou parcialmente coberto com estas telhas solares, pode facilmente satisfazer as necessidades de energia de uma família.
E qual o custo médio de um Sistema de produção de Energia Alternativa?
O custo do sistema fotovoltaico a ser instalado depende do seu tamanho e equipamentos selecionados, e dependem da quantidade de energia necessária e de características do local da instalação.
Um sistema completo e instalado custa entre R$7.000,00 e R$15.000,00 /kWp a preços antigos de 2 a 3 anos anteriores.
Levando-se em consideração que um painel foto voltaico com produção de 240 Wp custa em torno de R$3.000,00 atualmente (2019, no Brasil), equivale a 90 telhas fotovoltaicas que não precisam de suportes especiais nem mão de obra específica para sua colocação.
Apenas as conexões elétricas dependem de um profissional qualificado e um bom projeto elétrico para ambos os sistemas. Lembramos que as telhas fotovoltaicas são instaladas como se fossem telhas comuns, que custariam 80% do valor do painel.
Podemos então calcular e concluir que as telhas fotovoltaicas são mais eficientes não só na instalação, pois geram um custo muito inferior em relação aos painéis, como também são muito mais adequadas quanto à manutenção, estética e facilidade para os projetistas e construtores.
5 coisas a saber antes de instalar painéis solares
Nos bons e velhos tempos, as pessoas recebiam leite e devolveram as garrafas para serem reutilizadas. Não havia garrafas de água de plástico; as pessoas bebiam das torneiras. As pessoas penduravam suas roupas para secar em vez de usar um secador de sugar a energia. As pessoas dirigiam muito menos. A lista não tem fim.
Em algum momento, nós nos transformamos em uma sociedade muito consumista e isso não têm volta. Agora estamos lutando para desfazer alguns dos danos que fizemos e tentar reduzir nossa pegada de carbono.
A energia solar é a fonte de energia mais limpa e abundante disponível no século XXI. Hoje você pode ter painéis solares instalados no seu telhado que não só fornecem toda a energia para a sua casa, mas pode estimular um novo comportamento de consumo em sua sociedade.
Se você está pensando em instalá-los, aqui estão algumas coisas que você deve considerar:
1. Que tipo de energia solar vale mais a pena
Existem dois tipos principais de energia solar. As células solares fotovoltaicas convertem a luz solar diretamente em eletricidade e podem ser usadas para todas as suas necessidades. A energia solar térmica redireciona o calor emitido pelo sol para aquecer sua casa e água. Dependendo das suas necessidades, ambas são boas opções. Por exemplo, se você mora em algum lugar frio e o aquecimento é caro, a térmica é uma ótima opção.
2. O seu telhado pode suportar os painéis solares?
Seu telhado deve estar em boas condições para instalar painéis solares. Geralmente, os telhados duram aproximadamente 25 anos. Se seu telhado tem 24 anos, é altamente recomendado que você adie a instalação de painéis até que ele seja refeito. A instalação é cara; você não quer pagar essa conta duas vezes em alguns anos, tornando sua economia de custos infrutífera.
Além disso, é importante que o seu telhado receba luz solar adequada. Se houver árvores altas e obstruções impedindo que a luz do sol atinja seu telhado, considere corrigir o bloqueio ou tentar instalar em um local diferente, o quintal por exemplo.
3. Contratação de um profissional
Instalar painéis solares é um projeto complexo. Ele combina o trabalho de um empreiteiro com todas as expertises de um eletricista. Assegure-se de que as empresa contratada seja regulamentada e descubra quanta experiência eles têm com a instalação de sistemas solares.
4. Drenagem
Os painéis solares podem redirecionar para onde a água da chuva vai no seu telhado, o que pode causar problemas. Se não for direcionado para as calhas, você pode obter vazamentos ou pequenas inundações. Certifique-se de que seu contratado esteja levando isso em consideração.
5. Descontos
As tarifas de energia mais baratas levarão muito tempo para recuperar o custo inicial de painéis solares, portanto, instale-as somente se você estiver no local a longo prazo.
Certifique-se de aproveitar os descontos oferecidos pelas empresas fornecedoras de energia elétrica. Há um desconto previsto para consumidores que consegue baixar consideravelmente seu consumo, além de quaisquer descontos que possam existir em seu estado em cima disso. Veja exatamente o quanto você está gastando e faça uma análise de custo para ver se vale a pena.
Fontes: Dreamcasa / Zillow