Você já pensou em contratar uma consultoria para melhorar o desempenho de seus anúncios na web? Muitos nem sabem que essa possibilidade existe, mas com evolução dramática dos meios de comunicação na internet é necessário conhecer as técnicas e ferramentas corretas se deseja sobreviver nessa selva de dados.
A web faz parte da vida da maioria das pessoas no mundo e isso traz variações a diversos mercados, e o imobiliário não ficou de fora. A oferta de imóveis online gera bons resultados, quando bem inseridos. Devido ao grande emprego da web, especialmente com o setor imobiliário, clientes estão conectados a toda hora, os consumidores online devem ser compreendidos e ganham muita importância.
Com a fatigante jornada do dia a dia, muitas pessoas realizam cada vez mais tarefas importantes online. Desde realizar transações bancárias até buscar imóveis à venda ou para aluguel, tudo pode ser encontrado e negociado via internet. Claro que um potencial cliente não deixará de visitar pessoalmente o imóvel desejado, mas ele só chegará à fase de realizar a visita depois de ver cada detalhe do anúncio online. Por isso é extremamente importante dedicar-se à essa fase com afinco.
Se você não quer apreender toda essa coisa de SEO, indexação, backlinks etc — existem empresas que prestam esse tipo de consultoria, empresas como a LEAD IMOBI auxiliam imobiliárias e corretores autônomos a se destacarem na internet, basicamente é uma empresa de consultoria especializada em gestão de processos, análise de desempenho dos anúncios e marketing digital exclusiva para o mercado Imobiliário.
Clique aqui se desejar conhecer mais sobre consultoria em anúncios imobiliários.
Mas por que otimizar a experiência do cliente com o anúncio?
O principal motivo é de longe qualificar o cliente final, prestar todas as informações possíveis na faze de visita online. Desta forma, poupará um precioso tempo respondendo por exemplo e-mails com o valor do IPTU. Um bom anúncio de imóvel deve ser fiel ao produto oferecido, nem mais, nem menos. Um anúncio bem feito gera melhor visibilidade e atrai clientes mais qualificados.
Mas você pode estar se perguntando: tá, mas eu terei que modificar todos os meus anúncios para torna — los competitivos? A resposta é uma simples pergunta: quer ter resultado?
Você não precisa fazer tudo de uma vez, coloque uma meta de otimizar um anúncio por dia, já é um grande avanço. Mas melhorar em que?
Os mecanismos de busca orgânica como o Google, utiliza algoritmos específicos para posicionar melhor este ou aquele anúncio — basicamente, o Google visita as páginas qualificando quem merece mais visibilidade e quem merece menos. Os principais aspectos para aparecer na primeira página é quando alguém procura um termo específico do seu anúncio. É preciso seguir algumas regras e recomendações, como usar fotos de boa qualidade e em quantidade razoável, palavras-chave na descrição que tenham a ver com seu anúncio, quantidade de informações prestadas, entre outras.
Como criar um bom anúncio de imóveis e que seja eficaz:
Supondo que você utiliza um CRM para gerir sua carteira de imóveis, primeiro busque preencher todos os campos possíveis, pois esse crm imobiliário enviará os dados coletados para os portais de anúncios online e quanto melhor preenchida essa ficha for, menos tempo irá perder respondendo para clientes sem muito interesse, pois a informação já consta no anúncio, sem contar que muitos desses “benéficits” podem servir de palavra-chave, por exemplo: casa com piscina e churrasqueira, esse pode ser exatamente o termo de pesquisa que seu cliente utilizou para procurar um imóvel.
Informar valores de taxas, quantidades de vagas, se possui piscina etc., pode ser decisivo para um cliente que está entre dois anúncios do mesmo imóvel por exemplo.
Como o cliente final costuma pesquisar?
Entender como o cliente pensa e se comporta é a melhor dica que podemos oferecer, pois desta forma, poderá compreender melhor quais informações são relevantes:
Bom, geralmente o cliente inicia uma pesquisa com a localidade e a finalidade do imóvel,por exemplo:
Apartamento a venda em Copacabana, depois geralmente o cliente filtra pela quantidade de quartos. Depois de determinados esses primeiros fatores o comportamento mais comum é: menor preço. E aí vem o pulo do gato:
Se você não trabalha com um imóvel em exclusividade, você tem a obrigação profissional de pesquisar como se fosse um cliente.
Diversos corretores anunciam o mesmo imóvel, com as mesmas fotos, com os mesmos preços e acredite: muitas vezes printam e nem recortam as “fotos” antes de anunciar novamente, simplesmente jogam lá sem parâmetro algum.
O cliente final irá inevitavelmente pesquisar um imóvel específico e depois colocará por menor valor, e nessa hora… uma imagem vale mais que mil palavras (literalmente), é aí que sua foto de capa pode fazer toda a diferença. Fiz questão de citar a foto de capa porque muitas vezes, o imóvel tem uma vista estonteante do mar, mas a foto de capa é a do banheiro. E com todos os imóveis semelhantes encontrados na tela, nessa hora só a foto poderá te salvar.
Dica de ouro: Sempre que for fazer uma captação, pesquise antes de encontra-se com o proprietário do imóvel. Saiba o preço médio da região e se possível do imóveis no mesmo edifício, assim poderá fazer uma captação realista e colocar o preço de venda alinhado com o mercado, pois não adianta nada ter um anúncio perfeito e o imóvel estar fora do preço de mercado e mais longe ainda do preço que seus concorrentes estão anunciando. Por isso sempre pesquise os preços médios do imóvel ou da região para não perder tempo com captações e anúncios fora da realidade. Isso também se dá, porque muitas vezes o próprio corretor de imóveis por medo de perder a captação, passa um valor de avaliação bem distante do valor que o imóvel realmente será comercializado.
Uma imagem vale mais que mil palavras, com o perdão do jargão…
NÃO escolha a foto que você julgue mais bonita para colocar na capa do anúncio, mas coloque a que capte melhor a essência do imóvel, isso mesmo! A essência. Eu explico: muitas vezes a foto de capa escolhida é aquela que tem uma fachada maravilhosa, mas tem aquela foto que você tirou da parte interna que mostra uma bela piscina, com um amplo jardim e a estrutura interna da casa, essa foto capta melhor a essência do imóvel. Entenda: na primeira foto era uma casa bonita, na segunda é uma casa bonita, com jardim amplo e uma excelente estrutura, uma foto que capta a essência e traz diversas informações em apenas uma imagem. A recomendação é ter no mínimo 15 imagens do imóvel.
Como regra geral: Faça uma ambientação antes de fotografar, busque os melhores ângulos, retire as “bagunças” antes de eternizar a imagem, busque boa iluminação em especial a luz do dia quando for possível.
Muitos anunciantes têm o hábito de “fotografar” via google Earth, sejam fachadas de edifícios, frentes de casas e especialmente terrenos… nada contra, mas é uma boa prática ao menos recortar o print.
Você que costuma anunciar imóveis na planta, pega essa dica:
Ao contrário da maioria dos segmentos, a compra de um imóvel é mais racional que emocional pois abrange não só o orçamento presente de uma família, mas o compromete a longo prazo, logo é uma operação mais racional que emotiva.
O cliente final fica mais atraído por aquela foto “feia” do imóvel em obras que uma bela foto de perspectiva. Pensa assim: Foto de perspectiva, o cliente está sendo seduzido por uma promessa ainda não cumprida, já as fotos da obra, mostram a realidade do imóvel, algo comprável, palpável e que a “promessa está sendo cumprida”.
Então se o imóvel é na planta, mas já iniciaram as obras, de uma passadinha e tire fotos reais, pois a compra de um imóvel é muito racional, dificilmente as pessoas compram um imóvel só pelo emocional, é uma operação muito mais racional. Por isso, fotos reais na capa, sempre.
No imóvel pronto: sempre mostre nas fotos as melhorias feitas no imóvel:
Aquele armário bonito, a hidromassagem, a varanda gourmet, são todos atrativos que podem encantar seu cliente na fase web. Por isso explore bem os benefícios e atributos a mais do imóvel, e… CLARIDADE, sempre.
Passada a fase das fotos, daí entra a descrição:
Deixe o texto o mais claro e objetivo possível e nos itens de lazer e diferenciais não esqueça de citar nada. Se você seguir essas dicas simples, verá que os leads que irão chegar estarão mais qualificados, realmente interessados, pois todas as pequenas dúvidas já foram dirimidas na fase do anúncio web.
Mencionar o endereço completo também é muito importante, pois muitos consumidores pesquisam pelo nome da rua em que desejam comprar ou alugar um imóvel e isso pode ser primordial para o cliente final encontrar seu anúncio, essa descrição pode servir também como Keyword para seus clientes te encontrarem.
Espalhe seu anúncio aos sete reinos:
Seu website, portais imobiliários pagos, portais gratuitos (não trazem muitos resultados, mas ajudam a indexar), redes sociais em geral, grupos profissionais de seu segmento, google ads, página profissional do Facebook etc.
Depois de um bom anúncio, procure um bom portal imobiliário para anunciar, eles irão encontrar o cliente final para seus imóveis de forma mais rápida. O portal imobiliário DreamCasa pode lhe trazer Leads de qualidade, pois utiliza diversos parâmetros alinhados com o mercado imobiliário atual para atrair compradores cada vez mais qualificados e direcionados para o imóvel certo.
Fonte: DreamCasa / Lead Imob / Google / blog Neil Patel
By: Michele Carvalho